22.10.09

Replantando vidas

Estive ontem, 21/10, em um belíssimo evento – Replantando vida - no Espaço Cultural Tom Jobim, no jardim Botânico, assistindo à coroação de um belíssimo projeto que meu amigo Alcione Duarte vem desenvolvendo desde 2001. Trata-se da ressocialização da comunidade carcerária, uma ação profundamente relevante do ponto de vista da segurança pública.

No evento de ontem 40 apenados receberam o diploma de qualificação em agentes de reflorestamento outorgado pela UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, após freqüentarem o curso com mais de mil horas de carga horária.

Na pratica o projeto devolve ao convívio social com plena dignidade pessoas que cometeram erros graves no passado, deixando-se seduzir pela criminalidade.

Como já disse, essa história começa em maio de 2001, quando Alcione Duarte propôs ao então Governador Anthony Garotinho a celebração de um convênio entre a Cedae e a Fundação Santa Cabrini para a utilização da mão de obra de apenados dos regimes aberto e semi aberto. Ao mesmo tempo em que a Cedae supria parte de sua necessidade em mão de obra, propiciava a inclusão de detentos e trabalhava para impedir a reincidência criminal. Garotinho topou a parada e de lá para cá cerca de 2000 apenados foram beneficiados pelo convênio e muitos foram completamente recuperados, à ponto de, no último concurso da Cedae, vários deles que já haviam cumprido sua pena serem aprovados e tornarem-se profissionais da área de saneamento.

Alcione Duarte, grande responsável pela formulação do projeto, recebeu ontem a justa homenagem, não só dos formandos, mas também de vários companheiros da Cedae e das autoridades dos poderes executivo e judiciário presentes ao evento.

Para nós que estamos vivendo a tragédia da atual política de segurança pública, ficou a certeza de que o verdadeiro caminho para a pacificação continua sendo, mais do que nunca, o investimento em políticas sociais.

Amigo e companheiro de jornada desde meados da década de 80, apesar de nem sempre podermos estar do mesmo lado do tabuleiro político Fluminense, Alcione Duarte é um guerreiro que sem dúvidas merece esse reconhecimento público.

Todos nós sabemos que idéias nobres tem a capacidade de mudar o rumo das coisas, mas também sabemos que várias ações formuladas de boa fé são cotidianamente usurpadas por pessoas pouco éticas e utilizadas com fins destituídas de nobreza, por isso, é importantíssimo que saibamos reconhecer quem é quem nesses momentos e torcer para que esse reconhecimento público do “operário” Alcione Duarte se propague de forma devida e inequívoca.

OBS: A Charge acima é do amigo Adail, nosso homem na ABI.

Nenhum comentário: