16.12.08

Porque me ufano do meu País...

Roubei o título do livro do Afonso Celso escrito no fim do século 19 pra tentar explicar a genialidade dos nossos governantes. A realidade tem me chegado através da imprensa, claro, mas à um custo terrível. Ler qualquer jornal brasileiro da atualidade pode ser arriscado. O sujeito pode até destroncar o cérebro na tentativa de compreender a lógica surrealista que reina no universo tupiniquim.
No Estado do Rio, por exemplo, a moça que responde pela Secretaria de Educação anunciou recentemente a adoção do Funk nas salas de aula. Certamente criada na Zona sul da capital, ela deve achar uma gracinha o "Pancadão" do bonde do tigrão, tanto que ao invés de Português ou matemática decidiu que as meninas devem aprender a ser popozudas desde a tenra idade.
Não bastasse isso, li também que o grave problema da Educação esta sendo resolvido também com outra singela demonstração de criatividade. Além de Funk as escolas vão adotar também a meditação. Genial isso. Teremos no futuro toda uma geração completamente analfabeta, porém, altamente zen.
E o Lula? Seguindo a lógica de que as crises geram oportunidade, o Presidente da república, para o qual a crise internacional até dia desses era apenas uma marola, resolveu assumir a gravidade da mesma e aproveitar a onda para se vingar dos trabalhadores que o elegeram. Para tanto, o sapo barbudo esta propondo, em nome da resistência ao caos Bushiano, a "Flexibilização" das leis trabalhistas. Bunitinho, né? Os mega ricaços além de lucararem com o santo cascalho de bilhões de dólares vindo dos bancos centrais do planeta e com a isenção de alguns impostos, ainda ganharão o direito de adotar o trabalho escravo legalmente. Bota criatividade nisso.
E o povo, coitado, só entra na história pra pagar a conta. Freud, não, mas Masoch, creio, explica isso.

Nenhum comentário: