29.11.07

O Brasil, o IDH da Onu e a revista MAD...

Certamente a ONU adotou critérios políticos para a inclusão do Brasil entre os 70 países do mundo com maior IDH. Nada, além disso, justifica tamanha falácia.
Nasci e me criei na Baixada, em Duque de caxias, e posso afirmar que em termos de IDH aquela região esta mais próxima da idade média que do século 21. Por incrível que pareça, no entanto, há muitas outras regiões no País com IDH muito abaixo da Baixada Fluminense

Trabalho com saneamento, e nossa estrutura, não apenas regional, mas nacional, em termos de coleta e tratamento de esgôto, elemento fundamental para o IDH, é sofrível.
No Rio de Janeiro, diga-se de passagem, ocorreram investimentos pesados nessa área no Governo passado. No resto do Brasil, não. Em São Paulo, por exemplo, preferiram estabelecer metas exclusivamente finaceiras para a SABESP, concepção atrasada do ponto de vista social que agora, infelizmente, foi adotada também no Rio de Janeiro. O que significa que o aspecto social, humano e salutar do saneamento foi abandonado.

A divulgação, e pior, qualquer comemoração pelo fato do Brasil ter sido incluido nesta lista é extremamente perigosa. Temo que os Governantes considerem que tenhamos chegado às portas do paraíso. Mas obviamente isso é uma grotesca inverdade.

Há uma canção chamada "O Meu País", gravada por Zé Ramalho, que em um de seus versos diz que o Brasil se recusa a sair do terceiro mundo. É mais ou menos isso. Quem deveria estar trabalhando para uma evolução real da qualidade de vida do povo brasileiro vai passar os próximos meses, ou quem sabe anos, comemorando esta vitória de Pirro. Algo lamentável e trágico.
Isso é coisa de maluco. Por isso vai, aí em cima, a foto do garoto com cara de retardado, Alfred E. Neuman, que era símbolo da antiga revista MAD. Dizem que la nos EUA esse garoto cresceu e acabou virando Presidente.

Nenhum comentário: