8.11.07

Confirmado: na Suiça também tem ladrão

Deu no Blog do Garotinho...

PF revela interesse de bancos
suíços nas fortunas do Brasil

Não, a foto acima não é de um traficante perigoso capturado pela polícia e retratada nas páginas policiais dos jornais. Trata-se de Luc Depensaz, funcionário do banco Suíço UBS, acusado pela Polícia federal de colaborar com sonegadores brasileiros abrigando fortunas em seu país.

A Polícia Federal desencadeou ontem (07/11) a Operação Kaspar II na qual foram presas 20 pessoas, entre empresários brasileiros, doleiros e funcionários suíços das instituições bancárias daquele país suspeitas de envolvimento com a quadrilha.

O UBS nada mais é do que o líder mundial na gestão de fortunas. O banco informou num comunicado oficial que seu funcionário *Luc Depensaz) preso pela Polícia Federal é baseado na Suíça. Entretanto, o banco não soube explicar o que ele fazia no Brasil. O UBS é acusado, juntamente com o Clariden Leu, também de bandeira suíça, de envolvimento num esquema milionário, responsável por profundas perdas causadas ao Fisco brasileiro. Estima-se que o grupo sonegou algo em torno de R$ 1 bilhão em impostos.

Nos últimos tempos, os bancos suíços vêm montando grandes estruturas em seus escritórios em Genebra e Zurique para atender a clientes brasileiros. O UBS e o Credit Suisse contrataram funcionários brasileiros e outras instituições têm oferecido até aulas de português a seus executivos.

Nem parece que vivemos num país onde a miséria e a fome ainda insistem em povoar nossa realidade, contrastando com o alto padrão de vida ostentado por uma parcela irrisória da população.

( Reproduzido do blog do ex-governador Garotinho )

Nenhum comentário: