28.10.07

Carlitos na Lapa

Fugindo da lembrança de nossos toscos governantes fui tomar um chope no Carlitos, na Lapa, um bar que fica exatamente no entroncamento entre a Rua do Riachuelo e a Mém de Sá. A frente do bar é escancarada para os Arcos da Lapa e o mesmo tem como vizinho o circo voador, que fica bem ao lado. O chope é bom e a comida é simples e muito boa. Mas acima de tudo a localização estratégica do bar agrada bastante.
De um lado, esquerdo ou direito, conforme a posição que se ocupa à mesa, tem-se a visão da Catedral metropolitana do Rio de janeiro, o que por si só é uma bela visão, além da Fundição progresso, inspirando naturalmente concepções artísticas e culturais. Bem à frente, como já disse, estão os arcos da Lapa, naturalmente monumentais, e um pouco mais adiante, fácil de perceber, está o belíssimo painel que ornamenta o paredão da escola de música da UFRJ. Um turista ficaria extasiado, mas o carioca se sente em casa.
O garçom, seu Abreu, é gente boníssima e nos informa que o bar funciona 24 horas aos fins de semana. Os boêmios agradecem, é claro. A Lapa respira cultura, e como boêmia e cultura caminham lado á lado, o Carlitos funciona como um de seus vários pulmões.
Quem conhece já sabe, mas pra quem não conhece posso afirmar: vale a pena tomar um chope no Carlitos. Vai lá que certamente você vai gostar.

Um comentário:

provisoriedade disse...

Cara, eu adoro croônicas sobre bar e essa tá muito boa, uma bela dica. Só uma coisa me incomodou: aquela Catedral é um horror!!!!

'té+
hb /.