21.12.09

Parceria cultural: Meio ambiente e Cultura se unem pela arte em Caxias


Os Secretários municipais de Meio ambiente, Samuel Maia, e Cultura, Ana Jensen, celebraram uma parceria inédita na cidade que pode vir a gerar trabalho para os artistas locais e organizar uma parte importante do centro da cidade.
O objetivo é criar um espaço para a apresentação de artistas locais aproveitando a área ociosa que fica atrás do Teatro Raul Cortez.
A Secretaria do Meio ambiente entra com a decoração, disponibilizando jarros de plantas e demais elementos visuais necessários, e a Secretaria de Cultura entra com o cadastro regular de artistas e com o acompanhamento das atividades ali desenvolvidas, inclusive estabelecimento de valor de cachê . Os comerciantes locais, que atualmente usam a área de forma irregular como extensão de seu bares teriam o compromisso de adequar mesas e serviços de qualidade, além de pagar o cachê dos artistas, em troca da autorização de uso do espaço por parte da Prefeitura.
Na prática, seria um anexo, à céu aberto, do Teatro Raul Cortez.
A ideia tem tudo para dar certo e até se espalhar por outras regiões da cidade, pois todos saem ganhando.
As Secretarias responsáveis pelo projeto e a Prefeitura em si, teriam um belo retorno institucional. Os comerciantes ganhariam um público qualificado e, provavelmente, cativo que, certamente, faria com que os lucros aumentassem consideravelmente. E os artistas ganhariam um espaço público para desenvolver seus trabalhos sendo dignamente remunerados.
Em termos gerais, no entanto, quem ganha mesmo é o cidadão caxiense. Ações desse tipo levantam o astral e dignificam a imagem da cidade.
Nos resta torcer para que tudo ocorra o mais rápido possível.


OBS: Em breve entrevistas com Samuel Maia, Secretário do Meio ambiente e Ana Jensem, Secretária de Cultura.

2 comentários:

Damiana disse...

É isso aí, meio ambiente e entretenimento para a cidade.

Anônimo disse...

fala ai meu camarada Vicente, sou eu Marcelo Sant'anna fico lisongeado por ter um amigo que é vc.tamanha e a sua visão que vc tem com a cultura,fico cada dia entendendo de cultura quando leio suas matérias.
quero parabenizar aqui os secretários pela tamanha parceria, é disso que o povo precisa dessas iniciativas igual a está, guanha o povo e ganha os artistas da cultural na baixada. parabéns a todos,quem escreveu está matéria e aos secretários sobretudo ao povo da baixada.
ha vicente ´só um comentário fico preoculpado com as chuvas de verão e quo o nosso ális seu prefeito gastou uma fortuna com revitalização do centro de caxias ai as secretárias ou a secretária de meio ambiente vai ter que providenciar botes para as pêssoas assitirem os shows.
ha vicente só mais uma coisa muito me estranha este chafariz a pouco tempo a câmara fez uma audiência pública para cobrar da CEDAE a falta d'agua em caxias não e estranho. um forte abraço e um feliz natal e próspero ano novo

Marcelo Sant'anna