23.12.09

Entrevista com Samuel Maia, Secretário de Meio ambiente de Duque de Caxias


Nosso Blog resolveu mudar um pouco de cara e ampliar o leque de nossas postagens para uma dimensão mais, digamos assim, jornalística. Expor opinião é bom, mas expor opiniões é melhor ainda, pois democratiza e amplia o debate.
Baseado nisso, resolvemos fazer uma sequência de entrevistas com personalidades locais, e, se possivel, regionais e até nacionais, apesar de sabermos que o Lula anda realmente assoberbado.
Nosso primeiro entrevistado é Samuel Maia, militante histórico PT de Duque de Caxias, atual secretário de Meio ambiente – melhor secretário do atual Governo, segundo enquete do jornal “ O Duque de Caxias” - e companheiro meu de muitas batalhas políticas, mesmo que quase sempre em campos diferentes.


Blog – Samuel, em quase um ano à frente da Secretaria de Meio ambiente, quais foram as ações mais importantes para a cidade?


Samuel - Primeiramente, quero agradecer a oportunidade de falarmos sobre o nosso primeiro ano de governo.
A primeira grande ação que fizemos, foi na gestão. Encontramos uma Secretaria precária, sem estrutura, sem memória, sem política de gestão ambiental, um verdadeiro cabide de empregos..
Qualificamos a pasta valorizando os profissionais técnicos e contratamos profissionais altamente qualificados, criamos o blog www.caxiasmaisverde.blogspot.com, este feito trouxe modernidade, pois, socializamos o acesso aos serviços, informações e atendimento, em qualquer lugar que o contribuinte estiver. Baixamos portarias que dão celeridade as demandas da população.
A segunda ação importante foi tipificar e combater os crimes ambientais, mostrando a nossa diferença em relação ao comportamento licencioso e omisso do governo anterior. A terceira ação foi a ampliação de parques e reservas biológicas em nosso município, de biomas importantes. A quarta ação importante é o projeto de humanização de nossa cidade, através da revitalização paisagista dos bairros. A quinta ação é o investimento em Educação Ambiental, articulada com todas as Secretarias.


Blog – Como você avalia, do ponto de vista político, as condições de trabalho que você vem tendo no Governo?


Samuel - Nada do que estamos fazendo seria possível sem a condução, orientação e incentivo do Prefeito Zito. Tenho recebido todo o apoio e posso afirmar que o Prefeito é um homem sensível as questões ambientais.


Blog – Qual foi a participação da SMA no projeto de revitalização do centro? Você tem algo a ver com as novas palmeiras imperiais?


Samuel - Na verdade a ação do governo é integrada. A Secretaria de Obras é a responsável pela execução das obras, alicerçada no projeto do Arquiteto Casé, obviamente que a nossa Secretaria deu sugestões em relação aos cuidados com o plantio, mas o grande responsável pelo projeto de revitalização é o Prefeito Zito


Blog – E a reserva biológica do Parque Equitativa, o que ela representa para Caxias e para a Baixada?


Samuel - É a primeira Reserva Biológica Municipal do Estado do Rio de Janeiro. Um Milhão e Meio de Metros quadrados de fauna e flora totalmente preservados, entre a APA Petrópolis e Parque Municipal Natural da Taquara. Colocamos com este feito, a política ambiental na agenda dos governos da baixada fluminense. Todos devem fazer a sua parte, estamos fazendo a nossa.


Blog – Os rios que cortam a cidade estão completamente poluídos, porque eles chegaram a este ponto? Você acredita em algum projeto que possa revitaliza-los?


Samuel - Sim, estão todos comprometidos. Precisamos investir em saneamento e tratamento de efluentes. Hoje há tecnologia para resolver o problema, é preciso vontade política.


Blog – Como você está encarando os debates e o desfecho da COP 15, em Copenhague? Você acredita que o resultado desta conferencia pode trazer mudanças reais para nós, no Brasil?


Samuel - Criou-se uma expectativa enorme, com uma frustração na mesma proporção. O Brasil se saiu bem na foto e o Lula mostrou sua capacidade de ser vanguarda quando o momento flui para determinado caminho. Mesmo com metas voluntárias, o Brasil deu uma enorme contribuição ao debate. Creio que nas próximas eleições, o meio ambiente estará na agenda de todos os candidatos, mesmo daqueles de perfil desenvolvimentistas.


Blog – Ecologicamente, qual a importância da Baixada, especialmente Caxias, para o Estado do Rio de Janeiro?


Samuel - A Baixada possui recursos hídricos, mananciais, fauna e flora em grande quantidade, uma área rural extensa e mal aproveitada, é fundo da baía de Guanabara, possui grandes empresas e tem 4 milhões de moradores. Este conjunto de elementos faz da baixada fluminense uma região geográfica indispensável para o conjunto de políticas públicas na área ambiental.


Blog – Já existe uma previsão de projetos para 2010? Quais são?


Samuel - Sim, a partir de decreto do Prefeito Zito vamos iniciar a coleta seletiva nos órgãos da administração direta e indireta, ampliaremos o projeto guarda ambiental mirim, iniciaremos as caravanas ecológicas nos bairros, iremos em parceria com a REDUC reflorestar 100 mil metros quadrados de vegetação nativa, queremos criar um Parque Municipal em Xerém, Criaremos um Programa de Recuperação do Rio Saracuruna, Iremos implantar o Projeto Bairros mais Verdes, Iremos imunizar o nosso gado contra todos os tipos de doença e faremos a segunda Festa da Tilápia. Temos outras propostas que dependem dos parceiros convidados e que iremos divulgando conforme os fechamentos.

Nenhum comentário: