14.10.08

Bistrô Brasil: a nova cara da cultura Caxiense

A palavra "Bistrô", ao contrário do que se pensa, não tem origem francesa e sim russa. Quando Pedro, o Grande, expulsou Napoleão de Paris, suas tropas ocuparam a cidade e os soldados russos quando iam aos restaurantes gritavam "bistrô, bistrô, que quer dizer "rápido, rápido".

Um Bistrô é definido no dicionário como um restaurante ou bar pequeno e simples, porém muito aconchegante. Nesse tipo de estabelecimento, a convivência e as relações pessoais têm tanta importância quanto à qualidade do serviço. Um Bistrô tradicional não costumava nem ter cardápio, sendo o próprio chef quem conversava com o cliente, sabendo das suas preferências e preparando a refeição ao seu exato gosto, o que tornava o serviço único e extremamente pessoal.

Hoje bistrô é basicamente sinônimo de pequenos, tradicionais e charmosos restaurantes de inspiração francesa.

No próximo dia 17/10, nossa cidade estará experimentando a sensação de reunir amigos em um legítimo Bistrô, com direito à chope gelado, papo do bom, cultura, diversão e arte da melhor qualidade.

Eduardo Prates e Marcelo Moura estarão inaugurando o Bistrô Brasil, espaço que promete se firmar como a nova cara da cultura caxiense.

Na verdade, à partir do dia 15 a casa já estará aberta ao público, pois os sócios, ambos professores, não poderiam permitir que o dia do mestre passasse em branco. A grande festa, no entanto, será mesmo no dia 17, sexta-feira, com a presença de artistas da música e do teatro.

Estaremos lá, é claro. E desejamos à casa uma vida bastante longa, para que possamos saciar nossa sede - de chope - e alimentar nossas almas com cultura e arte.

Evoé Bistrô Brasil! 

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu fui e amei esse lugar, pretendo voltar e apreciar sem moderação.

Vicente Portella disse...

Eu também amei , Zuky....
É realmente muito bom, além de ser o melhor chope da cidade.

Bruno Olivieri disse...

Dia 6 de Junho - espetáculo de improviso do grupo “Os Norato” no Bistrô Brasil....

Munidos apenas de objetos e músicas, os atores Bruno Olivieri,Pablo Leal e Ricardo de Sá inovam na arte da improvisação propondo, além dos jogos já conhecidos, novas formas de garantir o riso da platéia. Neste cenário, a criatividade se torna a deixa para a próxima fala. Afinal, como em toda a improvisação, a cada cena os atores se deparam com situações novas.

O grupo fará uma única apresentação neste sábado às 22 horas!

Os ingressos farão parte do couvert de quatro reais da casa, que também garantem entrada para o show do Cantor Pierre Gaioni

Bistrô Brasil:
Rua José Veríssimo, 173 – centro de Caxias (Fica no centro de Caxias Paralelo a Nilo Peçanha, próximo ao calçadão na rua da LIra de Ouro)

te espero lá!!!!!