27.10.08

Navegando à esmo...

Papear é bom... mesmo quando não se tem nada de concreto para dizer. A gente fica naquela coisa que o Millôr chama de vaguidão específica. Aliás, escrever também é bom e ler melhor ainda. Sempre que sinto o mundo prestes a acabar me refugio em Quintana, pelo lado da poesia, e Garbriel Gracia Marques pelo lado da prosa. 
Dia desses mesmo li sobre o tal LHC - a máquina do fim do mundo - e corri pra Quintana. Não acreditei, é claro, que a máquina vá fazer grandes estragos. Se  nome dela fosse FHC eu ficaria muito mais temeroso. Mas deixa isso pra lá...
Andei lendo também Nostradamus. Acho fantástico esse lance de alguém sempre atribuir as catástrofes cotidianas à alguma profecia sua. Em sua genialidade o profeta francês é tão genérico que em suas centúrias cabem qualquer coisa.
Fico imaginando, se o Maccain ganhasse nos EUA, qual seria a profecia para se encaixar no fato?
" Quando a besta quadrada levantar a cabeça ao norte o mundo explodira". Será que tem alguma centúria assim? Mas na verdade estou tranquilo. Dizem que vai dar Obama, que apesar de também ser americano é muito menos bélico que o velhinho republicano. 
No Brasil, por outro lado, a coisa anda meio doida. Marta Suplicy, quem diria, insinuou que o adversário era gay pra tentar desqualifica-lo. Isso é grave. É o poste mijando no cachorro. Historicamente sempre assistimos aos candidatos de direita usando raça, credo, gênero, sexualidade e outras coisas de ordem pessoal para atacar seus adversários, geralmente de esquerda, lançando mão de toda sorte de preconceitos. Ver a Marta, agora, dando uma de puritana preconceituosa chega a ser chocante. Fica parecendo cada vez mais que a esquerda de quem vai é a direita de quem vem. Ainda bem que ela perdeu as eleições. se eu votasse em Sampa também não daria meu voto a ela.
De resto, o calor tá de matar. Estou pensando seriamente em tirar umas férias na Dinamarca. Eu ia pra Suiça, mas fiquei com medo do LHC. Um pastor amigo meu disse que é coisa do Dêmo. Aliás, um pastor altamente confiável, pois trata-se de um pastor alemão.

Nenhum comentário: