6.2.08

Beija flor campeã de novo....É isso aí, BICHOOOOO

Resolvi rever meu comportamento. Deste momento em diante estou aderindo, de mala e cuia, ao senso comum. Passei pro lado do povaréu. Faço isso usando como fundamentação a constituição brasileira: todo poder emana do povo e em seu nome será exercido. O 1° artigo original da lei magna era esse. Em 88 mudaram uns pedacinhos, mas a essência - o espirito da coisa -continua a mesma. Na vitória da beija-flor hoje, por exemplo, como bi campeã do carnaval do Rio de janeiro, fiquei emocionado com a alegria do povo. Toda aquela multidão que ama profundamente empurrar os carros alegoricos para a exibição das celebridades, vibrava de alegria na quadra da escola.
Não interessa se a Policia Federal descobriu recentemente que o "Capo" da agremiação compra os resultados. Isso é bobagem, afinal de contas é o povo quem paga a festa e tem todo o direito de ser massificado e manipulado quando bem entender.
Entre Município, Estado e União, via petrobás, a LIESA embolsou algo em torno de 30/40 milhões de reais. Grana que dá muito bem para pagar a "colaboração" dos jurados e ainda sobra um bom cascalho para investir em novas máquinas caça níqueis. As atuais, segundo consta, usam tecnologia já ultrapassada.
Na verdade, a vitória da escola de Nilópolis vem consagrar uma concepção tipicamente brasileira, a concepção do " que se dane o mundo que eu não me chamo Raimundo".
Só pra ilustrar podemos pegar os escândalos financeiros, políticos, jormalisticos, religiosos, etc, que explodem no Brasil desde sempre. Os políticos, por exemplo. Não há um só Deputado, Senador - ou qualquer mandatário que seja - envolvido em maracutaias, que não tenha sido rigorozamente eleito pelo povo. E não é com pouco voto não, é sempre com mais de 100 mil votos. Portanto, podemos concuir, o povo ama muito tudo isso.
O Brasil é e sempre foi um País peculiar. Ou surrealista, como disse De Gaulle.
Os EUA por exemplo, viveram a fase atual do nosso processo evolutivo nas décadas de 30,40 e 50 do século passado. O País era controlado por todos os tipos de máfias e o crime ditava as regras em todas as grandes cidade americanas. Hoje, com mais de 50 anos de defasagem, o Brasil também é assim. Mas com uma diferença crucial: aqui o povo gosta das máfias e os bandidos são idolatrados. Saúde, Educação, Imprensa, Esportes, Carnaval, Poders da república...enfim, não há uma só instituição brasileira imune a atuação das várias máfias tupiniqiuns. E o povo adora.
Desde muito jovem participei e assisti debates altamente acalorados a respeito de quais seriam os direitos e desejos do povo brasileiro.
Li uma infinidades de teses e ensaios defendendo este ou aquele ponto de vista com o objetivo de criar uma sociedade mais justa.
Marxistas, leninistas, socialistas, anarquistas, liberais, direitistas...vi todos os tipos de ideólogos se digladiando, inflamados, em busca de uma formulação intelectual benéfica ao povo.
Coitados. O povo históricamente sempre passou ao largo destas discussões.
Talvez o povo ache mais engraçado eleger um ladrão só para ter a quem xingar enquanto toma umas e outras no boteco da esquina.
- Deputado Fulano....aquilo é um ladrãoooo........Bota mais uma aí pra mim.
- Ué, mas você não votou nele?
- Votei......kakakaka
Creio que seja mais ou menos isso. O povo gosta de eleger os piores elementos possíveis pelo simples prazer de insulta-los depois. Vimos isso na cidade de Magé, na baixada Fluminense, dia desses. Aliás, aprendemos naquele episódio, como em uma lição ministrada por grandes mestres, que dinheiro público não tem dono. Vai ver não tem mesmo.
Diante dos fatos fiquei me perguntando: quem sou eu pra saber mais dos desejos do povo do que ele próprio? E então aderi ao senso comum... Nunca mais vou remar contra a maré.
Ja me decidi. Vou comprar um boteco pra vender cachaça na estrada. A foto do bicho está aí em cima.
Aí, meu Deus.....eita vidinha mais ou menos...

Um comentário:

Anônimo disse...

Huuuummmm, marmão!! Agora voce entrou prum ramo que vale a pena!!
É isso aí!! Sofrer pra quê? Duque de Caxias, por exemplo, não elegeu e re-elegeu um defensor da política do "ou tá comigo ou vai prá vala", tomou na cara(e no bolso)e já está falando em trazer o cara de volta? é isso aí!! vamos comer água nesse boteco!!

Valdelir Ferreira Couto