24.3.11

O atentado contra Ricardo Gama

Nosso colega Ricardo Gama, blogueiro, sofreu um atentado ontem em Copacabana. A notícia rapidamente  se espalhou pela rede e a revolta foi tão grande, a reação indignada dos blogs e das pessoas nas redes sociais foi tão avassaladora, que até até a grande imprensa deu a notícia, inclusive rede Globo, que funciona como imprensa oficial de Sérgio Cabral.
O atentado, em si, é a prova mais contundente do que nossos blogs vem afirmando nos últimos anos: Instaurou-se uma ditadura no Rio de janeiro.
A maioria esmagadora dos que o conhecem sabem que Ricardo Gama faz oposição real à Cabral e Paes, denunciando todas as falcatruas, mamatas e esquemas financeiros montados tanto no Governo do Estado quanto na Prefeitura do Rio de Janeiro. Foi Gama quem flagrou viaturas da Prefeitura sendo utilizadas ilegalmente na campanha de Dilma e Cabral no Rio. Ele publicou vídeos que provavam isso, mas a justiça eleitoral não fez nada. Foi Gama também quem filmou a agressão de Cabral à um pré adolescente no Rio, o Governador chamou o garoto de otário, o então presidente da República, Lula, endossou o xingamento e Gama filmou tudo e jogou no Youtube. Foi um baita sucesso.
Não eram raros em seu blog os comentários de simpatizantes de Cabral e Paes indignados pelas denúncias, agredindo Gama de todas as formas.
Na prática, o que os agressores fizeram foi passar das palavras para as armas, como ocorria na colonização do oeste americano e como ocorre em qualquer terra sem lei, sem autoridades e sem poder público, como é o caso do Rio de janeiro.
A repercussão do atentado, no entanto, foi muito além do que seus mentores esperavam. Por mais que alguns bandidos sejam donos do poder, não são capazes de controlar esta força viva chamada internet. Pode-se pagar jornais e revistas de papel e até mesmo redes de TV, pode-se manter caladas as rádios, mas é impossível comprar a consciência de milhares, senão milhões de blogueiros espalhados pelo Rio e pelo Brasil; não se pode calar as redes sociais nem com todo o dinheiro do mundo; não há como estabelecer preço, cachê, jabá, propina ou coisa que valha para quem não está a venda.
Por mais que Cabral gaste dinheiro para atrair os favores da mídia convencional, a internet fala mais alto. Tanto que os repórteres sem fronteira já se posicionaram e exigem uma apuração concreta do atentado. Mesmo arriscando a vida para isso, literalmente, Ricardo Gama conseguiu mobilizar respeitabilíssimas instituições internacionais, coisa que Cabral não consegue fazer nem pagando.
Poderemos até saber quem apertou o gatilho, mas, provavelmente, jamais saberemos quem realmente deu a ordem de atentado contra Ricardo gama. Independente disso, porém, a voz dos homens livres e de bons costumes já falou mais alto que a voz dos poderosos.
Esperamos que Ricardo Gama se recupere o mais rápido possível e volte logo à luta com sua pena insurreta. O Rio de janeiro precisa de gente como Ricardo Gama, que não se permite cabresto, canga ou buçal. Como dizia Brizola, não tá morto quem peleia.
Toda a força do mundo ao Ricardo Gama e sua família. E vamos em frente...


OBS: Só uma coisinha à mais, dessa vez quanto ao STF. É bom que se tenha magistrados de verdade no Brasil e não apenas aqueles que querem usar a constituição como papel pega moscas. Na prática a tal da ficha limpa é um escárnio à constituição, uma lei feita na perna e usada por instituições outrora respeitáveis para tentar readquirir a credibilidade perdida enganando os incautos. A lei em si atropela um preceito básico do direito: In dúbio pro réu. Sua aplicação em 2010, entretanto, seria algo ainda mais temerário. Podem até não gostar de Marco Aurélio, Gilmar Mendes etc, mas que são, de longe, os magistrados mais qualificados do Brasil, isso não há dúvidas. Mesmo com a política de cotas estabelecida nos últimos anos, o STF ainda se salva. Pelo menos de vez em quando...rsrs

OBS: Se passarmos a fazer leis de acordo com o clamor popular, vamos virar talibãs.

Nenhum comentário: