7.11.09

Rogério Torres de Livro novo - Em Dezembro

Rogério Torres, de longe um dos historiadores mais talentosos de sua geração, está de livro novo - O Coronel Elyzeu e seu tempo - em parceria com Elizeu Adail de Alvarenga Freire.

Esse novo trabalho de Rogério resgata a memória do Coronel Elyzeu de Alvarenga Freire. Professor, abolicionista e republicano que lutou ao lado de Silva Jardim e participou diretamente do processo de evolução política do Brasil.

O livro deve ser lançado em Dezembro, na Câmara Municipal de Duque de Caxias, mas eu, particularmente, já estou aflito para que o lançamento ocorra logo.

Rogério é um historiador extremamente talentoso, tem um texto bonito, gostoso de ler e, acima de tudo, carrega sempre consigo um profundo compromisso com a história em si. Pensador completamente liberto dos tecnicismos academicistas, que na maioria das vezes servem mais para fortalecer os medíocres do que qualquer outra coisa, Rogério nos dá como presente de fim de ano mais uma bela aula magna, com o resgate da memória do Coronel Elyzeu. Tomara que Dezembro chegue rápido. Bem rápido.


Clique aqui e veja no youtube uma pequena apresentação do livro O Coronel e seu tempo.


4 comentários:

Cidade de Duque de Caxias disse...

Este eu não posso comentar, apenas agradecer o carinho e atenção de um grande escritor que, para felicidade minha, é também meu amigo.
Obrigado.

provisoriedade disse...

Cara, que notícia ÓTIMA!!!
Sou fã incondicional de Rogério Torres e guardei durante anos vários textos dele que foram importantes pra minha vida e pra visão que trago hoje Baixada Fluminense, sobre história, e sobre a importância de publicar idéias. Artigos na Caxias Magazine e num jornal que mne fugiu o nome agora, mas era editado pelo Roberto (acho que era Caxias Hoje).
Sem contar a generosidade ao vivo, com sua paciência incrível para partilhar histórias com as pessoas em volta.
Espero estar no Rio pra poder prestigiar o lançamento.

'té+
heraldo hb

provisoriedade disse...

Aliás, Vicente, meu livro também tá na bocada pra sair. Teve um atraso de umas duas semanas, mas entra em gráfica essa semana que entra.
Informo por aqui.

'té+

Anônimo disse...

Vou ficar esperando o lançamento!! Leonardo!!