23.11.09

Manual prático do Neo Jornalismo Brasileiro

Há um buraco na rua. A responsabilidade constitucional pelo mesmo é da Prefeitura. Como deve se comportar um jornalista moderno?

a) Analisar o grau de aproximação entre o Prefeito e as empresas jornalísticas.

b) Em se tratando de um aliado ou sócio esquecer o buraco, mas acompanhar de perto os acontecimentos nos seguintes termos:

- Se alguém se posicionar pelo conserto do buraco, desqualifica-lo imediatamente.

- Se as manifestações em favor do conserto do buraco forem muitas, desviar o foco da responsabilidade para o âmbito Estadual ou Federal de acordo com grau de intimidade entre a empresa de comunicação e esses governantes - Se todos forem aliados a culpa não é de ninguém. Se todos forem adversários da empresa, a culpa é de todos.

- Persistindo as manifestações convocar nossos analistas para “opinar” no sentido de provar que o buraco é anterior a atual administração (os analistas devem se basear sempre que possível em leis, tratados, acordos ou até mesmo em artigos desconhecidos para isentar o Prefeito aliado de qualquer responsabilidade ).

- Não havendo maneira de preservar a imagem do Governante amigo diante do buraco exposto, pedir ao mesmo que o tape e fazer a cobertura completa da obra, atribuindo a ela valores de realização mais importante das últimas décadas.

c) Em se tratando de um adversário “ideológico” das empresas de comunicação, deve-se seguir a seguinte orientação:

- Levantar todas as possibilidades de danos e prejuízos possíveis causados pelo buraco.

- Convocar “especialistas” adestrados para opinar sobre os riscos inerentes à existência do buraco.

- Fazer a comparação direta entre a cidade em questão, dona do buraco, e as cidades do primeiro mundo, onde buracos são raros na paisagem urbana.

- Convocar membros da oposição nas casas legislativas para lamentar a existência do buraco e se indignar publicamente.

- Estabelecer uma relação direta entre o buraco e o declínio da civilização moderna, atribuindo ao Governante todos os males possíveis e imagináveis no cenário político e social local.

- Estabelecer paralelo entre o buraco e a corrupção, as drogas e se possível a pedofilia.

- Convocar os “movimentos” à serviço da empresa de comunicação para protestar e pedir o afastamento do Governante adversário.

Nenhum comentário: