30.9.09

Caxias 2016 – Entre nessa campanha

Estou convicto de que o Rio de Janeiro não merece sediar as olimpíadas de 2016, e isso se dá por vários motivos. O principal deles é não termos, neste momento, Governantes que valham a pena e possam garantir algo de concreto nas esferas estadual e municipal. Cabral e Paes são patéticos. A simples presença deles no processo desmoraliza a candidatura do Rio. Lula é de longe mais confiável, mas não Governa Estado nem Prefeitura.
Na verdade tenho a nítida impressão que toda a grana que gira em torno dos projetos para 2016 vai ficar no bolso de meia dúzia de poderosos e no final das contas nada será construído. Aliás, pode ser até que Cabral alugue mis alguns contêineres milionários e arranje uma desculpa esfarrapada para “utiliza-los” nos jogos, como fez com as UPAS.
Eduardo Paes também pode aprontar das suas. De repente ele pode arrumar um modo de incrementar a indústria das multas mandando instalar placas nas nádegas dos turistas só para poder multá-los e angariar um cascalhinho extra.
No geral, repito, não é uma boa idéia trazer as olimpíadas para cá, onde tudo vira marketing e nada funciona de forma minimamente adequada.
Uma revista americana fez uma matéria recente, de 14 páginas, sobre a violência do Rio, mas isso não me assusta. Bandidos existem em todos os lugares, governantes ruins, porém, há pouquíssimos no mundo pior do que os nossos.
Considerando isso tudo, resolvi lançar a campanha Duque de Caxias 2016, pois a coisa teria muito mais chances de dar certo. Caxias é a segunda cidade do Estado, uma cidade rica com povo pobre. Nosso Governante local também está longe de ser uma Brastemp, mas pelo menos aqui há mais espaço para construir coisas grandes e muito mais necessidade de tê-las.
Estádios de futebol, por exemplo, não temos nenhum que seja uma jóia de arquitetura, mas tem terreno paca para construir quantos quiserem. Piscinas olímpicas, complexos esportivos, quadras de vôlei, basquete, peteca de rede, nada disso tem em Caxias e exatamente por isso merecemos sediar os jogos, para ganhar isso tudo de presente. E tem outra coisa, aqui não da pra enganar muito com aquelas mutretas comuns em obras públicas: se for construído algo, todos vêm. Se não, vão saber que rolou mutreta, pois os terrenos continuarão vazios aos olhos de todos.
Outro detalhe importante é o povo da Baixada, sem aquelas enormes preocupações burguesinhas de zona sul. Aqui, pau é pau e pedra é pedra, sem subterfúgio. E além do mais o povo é gente boa, hospitaleiro e tem um senso de humor fantástico. A gente chega as vezes a rir da nossa própria miséria, como aquela moça, Amélia, da música do Mário Lago.
Enfim, eu estou ganho para a idéia. E tem mais: Obama, que é o primeiro negro a sentar no trono do País mais poderoso do planeta, se sentiria em casa em Caxias. De repente ele até abriria mão da candidatura de Chicago em favor da velha e boa Duque de Caxias. Seria bom paca.

2 comentários:

Beatriz Oliveira disse...

KKKKKKKKK
Obama em Caxias é uma ótima idéia!
Concordo com você em tudo (aliás, como sempre rs). E também adoraria ver minha cidade sediando os jogos.
Mas eu ficaria muito mais feliz se, a despeito das leis fiscais, que eu não entendo muito bem, o Estado do Rio recusase o convite e usasse o dinheiro que seria gasto com tal evento para tirar as nossas crianças das ruas.
Mas é só mais um sonho meu...
Beijo

Anônimo disse...

rsrs... BOa Vicente! IMagine só um estadio inteiro pintado de azul e amarelo? IMagine: "nós vai ganhar..." rsrs... abraço!!!

Leonardo