6.8.07

Eu também cansei...mas foi muito antes

Muito antes dos guerrilheiros dos Jardins, eu já havia cansado. Cansei, por exemplo, de ver essa elite sebosa vomitando regras a serem seguidas pelo povão. Cansei de ver o dinheiro brasileiro concentrado em meia dúzia de mãos enquanto a grande maioria agoniza à olhos vistos. Cansei de ver o povo, que sustenta essas mesmas elites, sem trabalho, sem casas, sem hospitais dignos. Cansei de ver os riquinhos no poder dizendo para os pobres comerem brioches na falta de pão. Cansei das marchas especializadas em defender poderes absolutos para quem tem família rica, tradição e propriedade. E eles diziam que a marcha era com Deus, pois até Deus eles consideram uma propriedade deles.
Cansei, mas cansei mesmo, de assistir ao comportamento dessa gente quando está no poder. De vê-los idolatrar a América e ridicularizar o Brasil e sua gente. De ouvi-los defender o lucro em detrimento do ser humano, a crucificação dos pobres - e negros - e o recrudescimento das leis contra aqueles que não tem dinheiro, que não tem eira nem beira.
Cansei de ver essa gente rica conspirando contra qualquer governo que não tenha nascido de seu próprio ventre, desde Getúlio, passando por Jango e Brizola, até os dias de hoje. Cansei de ler os artigos de seus asseclas desqualificando o povo para o direito do voto, alegando que este não estaria preparado para escolher seus representantes. Cansei de ver estes mesmo personagens, e seus pais, e seus avós, e seus bisavós, reivindicando uma sociedade escravocrata, onde trabalhadores não teria direito sequer aos benefícios da CLT. Aliás, estas mesmas vozes costumavam dizer que a abolição da escravatura representaria a falência do País, pois os donos da riqueza não poderiam suportar a “perda” de mão de obra gratuita.
Cansei de ver essa elite branca e rica desprezar e humilhar o povo. De vê-los defender ações políticas covardes e mesquinhas unicamente para garantir-lhes o exercício do poder.
Cansei, mas cansei de verdade. Cansei ainda antes de nascer. Cansei durante os anos a fio em que esta súcia governou o Brasil e transformou-o no que ele é hoje.
E justamente por estar cansado, obrigo-me a estar mais atento. De olhos mais abertos para estas manobras ilegítimas e golpistas contra a democracia e contra o povo brasileiro.
Como dizia a canção, é preciso estar atento e forte. As viúvas da ditadura estão aí, batendo a nossa porta. Tão acostumados estão a tomar para si as riquezas do Estado, tendo-o a seu serviço, que agora querem também tomar nossa consciência. Querem nos convencer de que somos desprovidos de inteligência e que o poder deve ser exercido absolutamente pelas elites. Temos que ter cuidado com essa gente. Eles não valem o ar que respiram.

Nenhum comentário: