9.12.10

Sarney: o novo homem forte do PT

Há coisas para as quais não existe explicação: os mistérios da vida, os segredos do universo, os desígnios de Deus, o hipopótamo e o ornitorrinco, enfim, uma infinidade de coisas. Outras no entanto nem exigem reflexão tão profunda, pois são explicadas pela simples noção de safadeza política.

Passei a vida ouvindo Lula e o PT detonarem os Sarney. A palavra mais carinhosa que petistas de norte a sul do Brasil dirigiam ao dono do Maranhão era LADRÃO. Quem tem mais de 35/40 anos lembra disso. A impressão que se tinha era a de que o PT e seus red caps odiavam a oligarquia sarneysista. Parecia-me até, confesso, que o PT odiava todas as oligarquias. Mas o tempo, que, dizem, é senhor da razão, mostrou que a coisa não é bem assim. Quando se trata de exercer o poder o PT tem todo o talento do mundo para defender o indefensável.

Se alguém dissesse nas décadas de 80 e 90 que os governos do PT teriam Sarney como principal sustentáculo, corria o risco de ser crucificado em praça pública. Os red caps eram nervosos, bufantes, radicais e agressivos. Todas as lideranças de “direita” eram, por eles, associados ao Demônio. Assim mesmo, com tintura religiosa e tudo. Lula era uma espécie de Jesus operário que traria a redenção do povo brasileiro. Inventaram até “intelectuais” petistas que reescreveram teorias e teologias sob encomenda para defender a “causa” partidária.

Pois bem. Com o passar dos anos a coisa foi se mostrando bem diferente daquela discurseira toda. Os “inimigos” atualmente já não são tão nocivos assim, muito pelo contrário. Fernando Collor, quem diria, se transformou em um “valoroso companheiro” e Sarney hoje é tão influente nos governos petistas quanto Lula. Só não se sabe qual está no céu e qual está na terra, mas ambos são venerados e estão cada vez mais parecidos um com o outro.

Dona Dilma, a funcionária de Lula alçada ao cargo de estepe do Presidente da República, anunciou esses dias parte do seu ministério e, creiam, só deu Sarney. 

O poder do God painho é tanto que até Deputado do baixo clero virou Ministro - Um de “seus” Ministérios não era lá grandes coisas, então Sarney mandou um cambono, o que só reafirma a quase soberania de Sarney no atual governo.

Episódios assim servem para nos deixar cada vez mais atentos em relação aqueles grupos radicaizinhos que aparecem por aí vez ou outra, geralmente oriundos da classe média e não muito afeitos ao trabalho. A história está nos mostrando que, depois de um tempo, consagrados como alternativa, eles assumem o poder e se mantem nele “ad eternum” fazendo aliança até com o próprio Demo, se necessário. Se alguém reclamar eles culpam o povo, como fez Lula...

Quem quiser que brigue com o povo, que elegeu Sarney e Tiririca. Eu não tenho culpa.



Se há algo que não se pode negar, nessa história toda, é a capacidade camaleonicamente política do PT em termos de fisiologismo. Quando todos apostavam que acabariam com isso, eles reinventam o conceito de ética e passam a dar aulas da matéria. São professores, não há dúvidas. Mesmo que seja da matéria mais putrefata da história brasileira.

Um comentário:

Chico Ribeiro disse...

É Vicente, é desse jeito mesmo. Eu também fico indignado, com a desonestidade e incoerência do Lulla e sua petralhada. Recentemente, vi dois videos do consumidor mor de 51, nos quais ele com toda a veemência criticava e no outro defendia o programa bolsa família e congêneres. Eles são assim mesmo. Tudo pelo poder, esse é o lema. A nossa chance disso se acabar é: A Larandilma, rebelar-se, ou então "aquela" doencinha cruel voltar e o Temer, que nada teme, nem treme, resolver ser cacique. Da nossa oposição, nada espero.