13.1.10

Privatizaram a natureza...Deu nisso.


Com esse solzão imenso pendurado em nossas costas, nem dá para raciocinar direito. Um calorzinho até que é bom, muito bom. Mas assim é demais. Nem tenho saído muito de casa, pois temo deparar com alguma imagem terrível de pessoas derretendo no meio da rua ou avenidas encharcadas de suor ao invés de águas da chuva. De qualquer modo este verão está sendo feito de dramas: ou as enchentes castigam as cidades e matam pessoas, ou o sol insuportável suga as energias e impõe a inércia.
Para quem mora na beira da praia ou em algum outro espaço onde haja água e vento, é claro, a coisa certamente não é tão desesperadora. Deve ser o caso daquele pessoal que naufragou a COP15. A grana falou mais alto e eles estabeleceram a postura oficial de nem ligar para o aquecimento global, por isso o clima está se vingando.
Na Europa e na América do norte a neve tem assumido um papel bem parecido com esse que o calor excessivo exerce aqui. Caos.
Seria mais suportável, obviamente, se ainda restassem rios e florestas, mas uns viraram banheiro coletivo e depósitos de lixo, outras, viraram banquinhos de boteco.
Na Baixada Fluminense, por exemplo, não há um só rio digno do nome e não há ninguém que faça algo a respeito, pois a questão ecológica, como todo o resto, se transformou em algo meramente financeiro, do tipo: se pagar, pode poluir à vontade. Inventaram até os tais créditos de carbono para garantir um ca$calho à quem for legal e estragar menos rios e florestas que os outros. Foi a forma que encontraram para "privatizar" a natureza.

Nenhum comentário: