14.1.10

Debilóides querem destruir a Lapa


Os debilóides que assumiram o poder no Rio de janeiro estão atacando novamente. Desta vez os canhões da mediocridade, muito bem lubrificados pela ganância, estão voltados para a Lapa.Querem construir um espigão, um arranha céu imenso, no centro nevrálgico do reduto cultural carioca.
Tenho um sentimento bastante peculiar pela Lapa. Morei ali por dois anos, mas cultuei o espirito do Bairro a vida inteira, por isso sinto-a um pouco minha. Desde a Rua da Lapa até a Frei Caneca, sinto que quase tudo ali me pertence um pouquinho, ou pelo menos há um pedaço meu em cada bar, teatro, casa de show ou monumento. 
A Lapa tem uma aura tão mágica que jamais um Governante qualquer, por mais obtuso que fosse, ousou tentar profana-la.  Bons Governantes, aliás, jamais pensariam nisso.Seria, como sugere o nome da deliciosa casa de samba, um sacrilégio.
Vivemos, no entanto, uma era insensata, onde os poderosos são tão desqualificados, tão obtusos, tão apequenados diante das coisas da vida, que consideram esperteza ganhar um dinheirinho - ou dinheirão - para prestar favores ao mercado imobiliário - ou a qualquer outro mercado - mesmo que isso signifique aniquilar para sempre uma parte da alma de uma das cidades mais lindas do mundo. Isso não é esperteza, mas, covardia. Não é uma atitude diferente daquela de vender armas à terroristas. É uma profunda demostração de desprezo pelos valores comuns de toda uma sociedade. Beira à psicopatia.
Mas nem tudo está perdido, ainda. As pessoas de bem, cariocas de todos os cantos do planeta, estão reagindo à esta estupidez. Já há inclusive um Blog - Deus proteja os blogueiros - o Salve a Lapa , arrecadando assinaturas para um abaixo assinado que pretende se contrapor a ação temerária da Prefeitura. Eu já assinei, com orgulho e convicção, e espero que muitos outros assinem.
É bom lembrar que ninguém sai de casa, ou entra na internet, nem estuda ou se encanta pela personalidade de Prefeitos e Governantes irresponsáveis, mas milhões de pessoas interagem todos os dias com a Lapa, seja in loco ou à distância, por tudo que ela representa.
A Lapa é nossa. É um bem cultural do Rio de janeiro, do Brasil e do mundo.Parafraseando Quintana, em relação aos debilóides que estão no poder, "Eles passarão, e a Lapa, passarinho"...

Nenhum comentário: