18.7.11

Hobin Hood e a pátria do "Tá bão assim mesmo..."

Quando a industria cultural inventou a tal da loira do tchan, muitas piadas rolaram na internet e pela imprensa em geral. Se não me enganou foi o Xexéo, no Globo, que chegou a ironizar a coisa, falando com bom humor que as filhas da classe média não sonhavam mais em estudar e sim em ser loira ou morena no tchan. Pois bem, a coisa aconteceu....
O Brasil adotou oficialmente como política de desenvolvimento a estratégia do "Tá bão assim mesmo..." Não há mais referências, nem modelos, nem direção a ser seguida e muito menos objetivos a serem alcançados.Nada. Somos um País governado pela combustão espontânea...
Tenho a impressão que nossos governantes reúnem seus cambonos em uma sala, dão alguns esporros para mostrar quem manda,  e finalmente perguntam como estão as coisas... Diante de qualquer resposta que seja, decretam: Então tá bão.
Vejam bem, não há qualquer má vontade no que eu digo. São os fatos. E nada nos agride mais atualmente que os fatos.
A Coisa começou com a chamada vista grossa. As pessoas inadequadas, despreparadas e descompromissadas iam tomando o poder em escalões menores e a gente fingia que não via..
- A questão é política... Sempre dizia alguém enquanto os beócios menores iam tomando assento, primeiro nos espaços das pontas, depois, no meio... e, agora, toda a máquina pública está infestada de parasitas e ninguém pode fazer nada. Parece até aquele poema do Martin Noemöller: " No quarto dia, vieram e me levaram. Já não havia ninguém para reclamar..."
O resultado direto desta tomada do poder pela displicência e pelo descompromisso é que o Estado já nem mais se preocupa em cumprir a sua obrigação (exceto no que se refere à impostos, é claro). Não é apenas a educação que, controlada por boçais, deseduca... É tudo. A saúde e a segurança. são de lata; A estrutgura dos transportes é uma industria de rapinagem, de assalto ao dinheiro público; Os mosquitos dominam as cidades; Os parques públicos se transformaram em depósitos de drogados, até mesmo coisas básicas, como abastecimento de água, estão sempre na iminência de um clapso...enfim, tudo se deteriora á olhos vistos.
Há dinheiro aos borbotões para empreiteiras operarem ações mafiosas, mas não há dinheiro para tratar dignamente professores e bombeiros. Há dinheiro para TODOS os esquemas políticos, inclusive para novos mensalões e financiamentos pelo BNDES de fusões milionárias entre empresas privadas, mas não há dinheiro para pagar aposentados e pensionistas. Em suma, o País está de cabeça para baixo em termos de valores Vivemos, na verdade, uma aristocracia inversa, onde os piores foram os escolhidos para exercer o poder.
O fato é que vivemos, muito provavelmente, o pior momento da história brasileira. Nunca na história deste país pessoas tão desonestas, fúteis e despreparadas mandaram tanto. Nunca fomos tão mau governados e representados... e nunca o conceito de república foi tão aviltado.
Como meu coração não se cansa de ter esperanças, tipo a canção de Caetano, passo os dias pensando, romanticamente, naquela frase escrita na espada de Hobin Hood... "Lutem e lutem de novo, até que os cordeiros se transformem em leões".
Será que algum dia esse nosso povo, basicamente gente de bom coração, vai deixar de ser cordeiro e passar a cuidar do que pertence à todos nós? Tomara, né...

2 comentários:

Beatriz Oliveira disse...

Querido Vicente, penso que daqui há alguns qinhentos anos o Brasil poderá talvez estar maduro para ser leão. Somos bebês em crescimento. Quinhentos e poucos anos é muito pouco para a história de um país.
Nós não veremos essa mudança, mas a sua esperança há de florescer!

Vicente Portella disse...

Valeu Bia... Mas só pra lembrar, EUA tem quase a mesma idade do Brasil... :-)
Beijão