16.4.11

FHC está certo... Por isso tem sido tão agredido

FHC escreveu um ensaio que nem foi publicado ainda e já vem acumulando baba nos cantos da boca de petistas e adesistas desde ontem. Na verdade FHC disse o óbvio: se a oposição insistir em nadar na piscina do PT, se afoga.
Desde os anos 80 o PT escolheu a estratégia de nivelar tudo por baixo, politicamente, para angariar adeptos. Em seus discursos a composição do povo brasileiro se limita à sem tetos, sem terras, sem isso, sem aquilo e etc. Em geral, os líderes destes movimentos são todos petistas muito bem colocados na vida, mas isso nunca  foi muito interessante de se publicar. A outra ponta do novelo petista eram os universitários, em geral jovens de classe médias que, contemplados com o discurso, passaram a canalizar suas frustrações  pessoais e empresta-las à causa do PT.
Nos primeiros enfrentamentos eleitorais, no entanto, essa estratégia se mostrou importante, mas não suficiente. Daí o PT foi costeando o alambrado e adotando a velha e boa tática populista para chegar ao poder. Lula foi transformado em líder carismático e aquele amontoado de teses peseudo técnicas defendidas desde os anos 80 ficou limitada às falações dirigidas à alguns guetos pseudo intelectualizados.
Pois bem, mesmo com essa guinada ao populismo e ao apelo carismático, Lula perdeu 2 vezes para FHC por um único motivo: O sociólogo manteve sua postura de liderança intelectual, crítica, burocrática... A liderança que se propõe por "Saber fazer".
De repente, não mais que de repente, os herdeiros de FHC viram-se perdidos diante dos fracassos eleitorais e resolveram lutar com Lula e com o PT "no campo deles". Claro, trata-se de uma burrice colossal. No campo da exploração das carências públicas o PT é imbatível, mesmo quando ele próprio é o responsável por tal carência. Nenhum grupamento político do mundo atribui seus erros aos outros com tanta facilidade quanto o PT. Essa é a marca dos ptistas.
Pois bem, bastou FHC, que já ganhou de Lula duas vezes, defender essa correção de posição das oposições, para o mundo desabar sobre sua cabeça. Petistas, proto petistas, neo petistas e até tucano petistas desandaram a dar chilique e arrancar as próprias penas contra as declarações do ex presidente. Ou são hipócritas ou são completamente beócios...
As oposições no Brasil estão se desmilinguindo exatamente por não contarem nem com identidade, nem com lideranças capazes de formular ações políticas, as raras exceções são FHC, Cesar Maia, Roberto Freire e mais um ou outro líder isolado. Quando aparece uma liderança disposta à isso vem a própria situação e induz a oposição à rechaça-la. Coisa de maluco. Até na opinião e posicionamento de seus quadros mais importantes a situação quer dar linha a oposição. Chega a ser ridículo.
O fato é que as oposições precisam, sim, aprender a pensar o Brasil. Precisam se posicionar de uma maneira diferente desta que aí está, onde o estado é um mero depositário de riquezas para alguns poucos e onde todas as chaves dos cofres da união são franqueadas aos amigos do Rei.
A oposição precisa pensar em parar de nivelar o Brasil por baixo, precisa ir para a rua e gritar bem alto que nosso povo não pode viver de mendicância governamental. Precisa dizer que crescimento econômico de verdade se dá com geração e distribuição de riqueza, não com bolsa esmola. A oposição precisa é aprender a falar grosso e defender os interesses do Brasil, denunciando maracutaias, mensalões e mensalinhos. A oposição precisa ser propositiva, pró ativa e demonstrar à sociedade que sabe fazer, que está preparada tecnicamente e ao mesmo tempo tem sensibilidade política para compreender os anseios da sociedade. A oposição precisa aprender a fazer isso tudo por que foi assim que FHC ganhou de Lula duas vezes. FHC, mais uma vez, está certíssimo.
O PT, é claro, não quer que a oposição faça nada disso. É mais fácil trata-la como uma espécie de PMDB do B, mas eles têm os seu motivos para isso.

2 comentários:

João Carlos Luz disse...

Quanta bobagem. Pergunta-se: quem está querendo ressuscitar FHC? Com argumentos de - classe média -, etc. Só quem faz política verdadeiramente ideológica é a classe médica, ou acha-se que camponês, tem acesso a livros de esquerda e ou complementares. Quanta bogabem, análise falsa sobre o desenvolvimento político nesse país... É bom ficar bem de olho aberto. POrque a Ditadura esta ai.

Vicente Portella disse...

Concordo plenamente com a 2° parte do comentário...rsrsrs.