16.5.13

João Urca Beach: O artista e a banda




O que é a Urca Beach? 

A banda Urca Beach é na verdade uma ficção, fruto de um sonho meu de criança. Desde os doze anos eu componho e desde então sinto que as canções nascem com arranjos, quase sempre. Tocá-las só ao violão me frustra. Por isso insisto em fazer-me acompanhar de bons músicos. 
O grupo Urca Beach foi uma busca minha, de encontrar uma sonoridade própria. Eu queria um disco que pudesse ser reproduzido ao vivo. E digo que andamos conseguindo isso. Também fizemos releituras magníficas de compositores conhecidos. É pena que não temos nenhum registro, ainda, dessas releituras. Mas a questão é meramente econômica, pois os músicos estão sempre coesos comigo. O problema é que três deles vivem de música e eu não consigo uma agenda de shows que garanta a sobrevivência de todos. Além do quê, você me conhece, sou mau vendedor, infelizmente. 
Meu negócio é tocar meu violão, compor e cantar (Risos). Preciso urgente de alguém que me venda. 


E o CD “Praia e luau” ? 

O CD "URCA BEACH: PRAIA BAR E LUAU", traz registros de oito anos juntos, com variações na formação. Membros fixos foram eu, Dida, Wagner (violão e guitarra) e o Osmar (bateria). Muitos outros músicos, no entanto, participaram. 


E porque você adotou o nome da banda? 

Como eu não tenho garantias de continuidade do trabalho com o pessoal, adotei o nome JOÃO URCA BEACH, para me fundir com a marca, que eu registrei. Assim, posso me apresentar sozinho, ao violão (e tenho começado a gostar disso), ou com um, ou mais membros da banda, que, por isso, acho mais conveniente chamar de "grupo" e não de banda.  



Qual o estilo do Urca Beach? 

Nosso estilo é MPB. Nossas influências, da nossa melhor música feita por negros: Claúdio Zóli, Djavan, Tim Maia, Seu Jorge, Jairzinho. Não é à toa que tocamos muito esses caras. 
Mas também tocamos os clássicos (Chico, Caetano, Gil). E também alguns clássicos do rock, como Eric Clapton, Guns and Roses, Pink Floyd. Na maioria, do nosso jeito. 


E como você vivencia esse processo? 

A convivência com bons músicos me ajudou a crescer no instrumento, o que tem refletido nas composições. 



Você já pensa em CD novo? 

Preciso divulgar este CD para poder pensar na viabilidade de outro. 
Espero que no próximo volte a ter parcerias nossas. Temos coisas engavetadas que precisam sair.


Nenhum comentário: