27.6.11

Gays X Crentes: Despolitizando a questão.

Uma sociedade moderna, como se sabe, não pode ser baseada em preconceitos e a nossa, felizmente, tem evoluído bastante. Nos últimos dias, no entanto, tem havido uma supervalorização das temáticas gay e evangélica, coisa que não ajuda em nada o nosso processo evolutivo. Muito pelo contrário.
Como não faço parte de nenhum dos 2 grupos, e nem nutro qualquer preconceito em relação à ambos, fico à vontade para abordar o tema.
Em primeiro lugar, parece que alguém estabeleceu no Brasil uma nova versão do tratado de Tordesilhas, dividindo as terras entre gays e crentes, o que seria um absurdo. A grande maioria dos gays, e, certamente, também a grande maioria dos evangélicos, passa ao largo dessa batalha burra. O que ocorre, na verdade, é uma exploração indevida e uma extrema politização das diferenças entre os grupos, que, à rigor, não tem porque estar em conflito.
Tanto religião quanto sexualidade são conceitos absolutamente pessoais, não se podendo impor a quem quer que seja uma regra de comportamento específica em relação à eles. Há, no entanto, uma intenção grotesca de politizar o comportamento humano e tentar usar suas forças ou fraquezas em benefício de alguns poucos e com objetivo claro de poder.
Dos dois lados há falsos líderes tentando impor suas concepções pessoais, cada um à seu grupo e, posteriormente, á toda a sociedade. E este comportamento é antigo. Na constituinte já havia esse tipo de disputa entre “Centrão” e “Progressistas”.
Estabelecido o falso conflito de interesses, convoca-se a mídia - que afinal de contas vive disso - para acrescentar o molho à guerrilha e pronto, está formada a confusão. Do jeito que a coisa é colocada, inclusive, tem-se a impressão de que não há conciliação possível e nem alternativas viáveis. Tudo mentira.
Na verdade o que temos de traço em comum é a condição humana e a cidadania, de resto, quase tudo nos torna diferentes um do outro, graças a Deus. Não há entre as pessoas quem ame igual, sinta igual, veja igual ou perceba igual. Irmãos, por mais que se amem, vivem suas experiências com a vida de forma individualizada. Cada um com seu cada um, como se diz por aí.
O que temos diante de nós, tentando opor crentes e gays, é o mesmo sentimento que já vimos antes tentando opor brancos à negros, homens à mulheres, caucasianos à asiáticos, e por aí vai. Na medida em que a humanidade supera estas imposições, a tentativa de impor ódios variados vai se afunilando, mas, no fundo, no fundo, é sempre fundamentada na concepção mentirosa de que deveríamos ser iguais.
A coisa toda acaba servindo, na verdade, como mera cortina de fumaça para encobrir tanto nossa condição humana quanto nossa cidadania. Enquanto debatemos estas falsas polêmicas os donos do poder vão saqueando os cofres e se apossando das riquezas da nação (O cacófato, neste caso, é providencial). E nós aqui, discutindo pequenezas como se alguém tivesse uma procuração para falar em nome de Deus ou de qualquer grupamento que seja... Mergulhados no bobajal.
Deveríamos dar atenção ao que realmente importa, politizando só o que deve ser politizado, né?

3 comentários:

Daniel disse...

Seu Vicente Portela, boa noite.
Voce está equivocado quando o Senhor,faz este comentário sem conhecer onde o Senhor esta pisando. Como cristão e não crente como o Senhor mesmo fala.Quero lhe dizer, que não odeio os Homocessual, mais as suas práticas que são contrárias o que Deus planejou com o Homem e a Mulher.Sendo assim tenho que me pronunciar, contra estas práticas imundas. Se o Senhor conhecesse á palavra de Deus veria que Deus ama a todos mais não ama o pecado. Então não fique em cima do muro! O que é certo é certo, pois um dia todos estaremos diante de Deus,e não poderemos escapar do juízo final. Aceite a Jesus Cristo como o seu único salvador, para que seus olhos sejam abertos!!!!!!!

VALDO COUTO disse...

Meu Deus!!! o que é isso aí em cima (ou em baixo) não sei em que posição o meu comentário vai ficar. Eu acho que o Daniel é que não sabe do que você falou meu amigo Vicente. Você se referiu aos evangélicos e ao "homossexualismo", ele está falando de "os homocessual", o que será isso??? O Deus no qual eu acredito, ama a todos, com seus acertos, erros e, inclusive, com seus pecados. Bela postagem, e, Daniel, na boa, procure conhecer mais o Deus que você diz amar.

Grande abraço Vicente.

Valdo Couto

Vicente Portella disse...

Grande Valdo...Valeu...rs