7.8.10

O canto da Baixada - Evoé Bira da Vila!

Bira da Vila lança seu primeiro CD resgatando a identidade cultural da Baixada Fluminense – origem e inspiração da sua obra e de grandes compositores da região 

O cantor e compositor, Bira da Vila, vai lançou no dia 8 de junho, no Clube de Engenharia, na Av. Rio Branco, 124, seu primeiro CD “O Canto da Baixada. O disco produzido em parceria com o radialista Adelzon Alves, possui 15 preciosas faixas, e resgata a identidade da Baixada Fluminense através de seus principais compositores das décadas de 1940 até hoje.
A obra é fruto de mais de dez anos de pesquisa que Bira da Vila e  Adelzon Alves fizeram, sobre os cantores e compositores oriundos da Baixada Fluminense, e chama atenção não só pela qualidade musical como também pela história contada através de cada música. O CD conta com a participação especial de Beth Carvalho, na faixa “O daqui, o dali e o de lá” que é uma verdadeira homenagem ao Brasil, citando mais de 40 ritmos tipicamente tupiniquins.
Bira foi o responsável por todo o processo de produção do disco, desde a idealização ao produto final, por isso a preocupação com a escolha do repertório e com o valor da obra. “Este projeto tem como objetivo valorizar a cultura de um lugar que geralmente fica esquecido do grande público.” afirma o artista. “‘O Canto da Baixada’ é um disco importante pelo resgate cultural, histórico, artístico e uma justa homenagem aos grandes compositores de samba  da Baixada Fluminense, como Osório Lima, João da Paz, Cabana, Toninho Barros, Jairo Bráulio, Anésio, Serginho Meriti e tantos outros que marcaram a história do samba e precisam de alguma forma ser lembrados.”
O disco é genuinamente de samba, mas em cada composição são percebidos toques e levadas de variados ritmos como o baião  o forró e o xaxado, ritmos brasileiros. “É a união de todas as artes para uma mobilização e discussão sobre a valorização da Baixada Fluminense. Artistas da década de 40, 50 não podem ser esquecidos,” finaliza Bira.

Sobre Bira da Vila

O cantor e compositor, Bira da Vila, nasceu dia 08 de janeiro de 1963, na Vila São Luiz, Duque de Caxias-RJ.  O Pai, Seu Jair, foi a primeira fonte de inspiração – devido ao andar gingado de malandro de S. Jair, aos 14 anos Bira prestou uma homenagem ao pai e compôs seu primeiro samba “O Malandrinho”. Bira da Vila foi apadrinhado pelo amigo e maior ídolo artístico Luiz Carlos da Vila, com quem possui uma forte parceria musical. Teve “Sorriso de Banjo”, sua primeira composição, gravada por Jovelina Pérola Negra no disco “Vou na Fé” em 1993 que tocou em todo o país. No ano de 2002, uma parceria com Riko Dorilêo, compôs “Ventos da Liberdade”, que é considerada o Hino da libertação de Angola e é tocada até hoje nas principais rádios do país. Bira é citado no Dicionário Cravo Albim da Música Popular Brasileira, na biografia de Zeca Pagodinho e no livro “Heranças do Samba” de Aldir Blanc, Hugo Sukman e Luis Fernando Vianna.  Zeca gravou a música “Então Leva”, composição de Bira em parceria com Luiz Carlos da Vila, que está presente no ultimo disco de Zeca Pagodinho e ficou entre as duas concorrentes, na categoria de melhor canção do ano na ultima edição do Premio da Musica Brasileira.


Assessora de Imprensa
Carolina Bellardi
carolinabellardi@hotmail.com.br
21 8118-7525

OBS do Blog: O CD está sendo vendido no instituto histórico de Duque de Caxias. Quem ama a arte pode comprar sem susto. É uma obra fantástica, daquelas que ficam marcadas nas nossas memórias e corações. Evoé Bira da Vila !  

Nenhum comentário: