17.7.10

A linhagem de Fernando Peregrino

O candidato ao Governo do Estado do Rio de Janeiro pelo PR, Fernando Peregrino, pertence a uma linhagem histórica da política brasileira, a linhagem tabalhista, nacionalista e popular. Essa história começou com Getúlio Vargas, que, chegando ao poder com a revolução de 30, iniciou o processo de transformação de um País agrário em um País industrializado. Antes de Getúlio o poder se concentrava nas mãos de poucos e o voto era restrito àqueles que possuíam terras. Getulio universalizou o voto, inclusive para mulheres, até então excluídas do processo político e estabeleceu as bases dos direitos trabalhistas, com a CLT.
Angariou para si, é claro, a ira dos poderosos. Nenhum grupamento político foi, na história do Brasil, tão agredido, massacrado e difamado quanto o trabalhismo. Os Barões do café, assim como os Barões da mídia de hoje, consideravam um absurdo abrir mão de uma pequena parcela de seus lucros para garantir aos trabalhadores coisas como direito à férias remuneradas e décimo terceiro. Sempre compreenderam como agressão pessoal qualquer possibilidade de evolução e independência do povo trabalhador.
A carta testamento que Getúlio nos deixou denuncia essa terrível ação permanente das elites contra o povo Brasileiro.
Brizola, como herdeiro natural de Getúlio, sofreu toda a sorte possível de boicotes e perseguições exatamente por estabelecer uma concepção popular de governo, tanto no Rio Grande do Sul, quanto no Rio de janeiro, Estados onde se elegeu Governador.
Os CIEPs, por exemplo, escolas de qualidade e em tempo integral concebidas por Darcy Ribeiro e dirigidas aos filhos dos trabalhadores, as crianças das classes mais pobres, foram considerados uma afronta `pelas elites, que jamais aceitaram que tanto dinheiro fosse gasto com a educação e qualificação do povo. Brizola foi demonizado pela mídia, mas o povo do Rio de janeiro, compreendendo as artimanhas dos poderosos, saia as ruas e gritava à plenos pulmões.
- O povo não é bobo, abaixo a Rede Globo.
Garotinho, herdeiro nato de Brizola, também eleito para o Governo do Estado do Rio de janeiro, equalizou a dívida pública e investiu pesado tanto na recuperação econômica quanto na construção de uma rede social de amparo e proteção às camadas mais pobres da população.
Foi agredido de todas as formas. Foi perseguido, teve sua casa invadida pela Polícia Federal, sua família ameaçada e sofreu inúmeras tentativas de desmoralização pública sem que, no entanto, seus detratores conseguissem provar qualquer ação que desabonasse sua conduta como homem público.
Os projetos implementados por Garotinho, como bolsa família e cheque cidadão, foram todos copiados por outros governantes a quem a mídia atribuiu os créditos, mas nem assim conseguiram eliminar sua liderança popular.
Desesperados, seus inimigos lançaram mão até mesmo de algumas instituições públicas para, com ações rasteiras e covardes, tentar torná-lo inelegível. Chegando inclusive a cassar o mandato popular conquistado por Rosinha, sua esposa, alegando “abuso” dos meios de comunicação por conta de uma entrevista veiculada antes do período eleitoral.

Fernando Peregrino, ao assumir a tarefa de representar a linhagem trabalhista, nacionalista e popular nestas eleições, como candidato à Governador, assume também um compromisso que na verdade sempre foi seu, o compromisso de lutar pela independência do povo em relação aos interesses das elites.
Peregrino, para quem não sabe, é engenheiro pela UFF, especialista em Propriedade Intelectual e mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. É fundador da Escola de Políticas Públicas e Governo da UFRJ e foi Presidente da FAPERJ nos Governos Leonel Brizola e Garotinho. Fundou a Internet no Rio de Janeiro. Coordenou o Convenio do Governo Leonel Brizola com o Presidente Fidel Castro de Cuba (1992) para dar assistência às vitimas do acidente com o Césio-137. Foi Presidente do PRODERJ, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação e Chefe de Gabinete do Governo Rosinha Garotinho. Foi Presidente do Fórum Nacional dos Secretários de Ciência e Tecnologia, membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia da Presidência da República. É Analista de Ciência e Tecnologia do CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas) desenvolvendo estudos e pesquisas sobre novos modelos de gestão de unidades de ciência e tecnologia com a COPPE/UFRJ. Foi líder estudantil na luta contra a ditadura militar, Presidente de diretório acadêmico e diretor da UEE/SP. Atualmente e Presidente do Instituto Republicano do PR/RJ.

Peregrino é, certamente, o candidato mais qualificado, tanto do ponto de vista político quanto do ponto de vista profissional, para conduzir as lutas do povo do Rio de Janeiro,  pois, acima de tudo, Peregrino dignifica uma estirpe de grandes guerreiros do povo Brasileiro.
Peregrino vai à luta com as bênçãos de Getúlio, Brizola e Darcy Ribeiro, para, com o apoio de Garotinho, escrever mais um capítulo da nossa história.

Nenhum comentário: