16.7.09

Tom Zé: Ioiô Martins contra a ciência

A Globo News – que deve ser prima rica do jornal DC News do Geraldinho Borges – para comemorar os “ 40 anos do homem na lua”, tem passado alguns vídeos onde personalidades nacionais se manifestam sobre o evento.

A maioria é bobagem, mas tem um que é realmente fantástico. O velho e bom Tom Zé conta, rapidamente, o impacto da coisa na cidade de Irará, onde o povo se reuniu no Senadinho, local de reunião dos velhos da cidade, para debater a ida do homem a lua. Lá, Ioiô Martins, fazendeiro e pessoa da mais alta respeitabilidade, do tipo que assume dívidas com um fio de bigode, garantiu que da sua fazenda da pra ver a lua perfeitamente e que lá não desceu ninguém, não passou ninguém, nem pisou ninguém. Nem russo, nem americano, nem chinês, nada.

O genial Tom Zé levanta, cheio de bom humor, aquela antiga contenda sobre se o homem realmente foi à lua.

Para quem não sabe, rolava na época a tal da guerra fria, a histórica luta entre russos e americanos pelo domínio do mundo.

Alguém bastante sábio resolveu, anos antes, implantar dois sistemas políticos completamente diferentes em duas poderosas e distintas nações e pô-las em disputa. O vencedor determinaria a melhor maneira de exercer o poder no mundo todo.

Do lado russo todos os direitos individuais eram sacrificados em nome dos interesses de uma pequena casta dirigente, que detinha o poder, e do lado americano vários direitos coletivos eram sacrificados em nome de uma pequena casta endinheirada, também detentora do poder..

Com pouco espaço na terra para uma pendenga desse porte, abestados de ambos os lados resolveram gastar zilhões de dólares e rubros para disputar a hegemonia do céu, e essa primeira parte da contenda acabou exatamente com a suposta ida do homem a lua, patrocinada pelos americanos. Os russos foram os primeiros a ir ao espaço, mas oficialmente não passaram disso.

Bom... Resumo da ópera... Tom Zé de uma penada só põe em cheque americanos, NASA, Rússia, China e o escambau.

Eu, particularmente, respeito muito Ioiô Martins e acho que seria legal a gente por isso em debate:

Segundo o mestre Tom Zé, até hoje paira essa dúvida em Irará. Ioiô Martins contra a ciência.

OBS: 1- Escrevi este texto sem saber disso, mas é exatamente hoje o aniversário do evento.
2- O vídeo está disponível na página da Globo news. É só procurar pelo nome do Tom Zé.

2 comentários:

Anônimo disse...

olha, ultimamente ando fugindo de 'debates'...ando TÃO cansada de levar pancada por causa deles...rs

Tom Zé é uma figura, tanto de personalidade quanto de aparência.
Primeiro chama atenção pelo seu jeito 'mendigo' de ser.......mas falando a gente nem lembra de reparar no jeitão 'bagunçado' dele.....rs

beeeeeeeeeeeeeeeijos

Soninha disse...

Sobre a tal viagem do Zito, preeito de Duque de Caxias, e da sua mulher Claise à Europa, por duas semanas, além de ser um grande passeio por países como França, Espanha e Portugal, por exemplo, segundo o que se comenta nos gabinetes do poder local, é para buscar ajuda no tratamento de uma doença na próstata, que o tem incomodado muito nos últimos tempos.
Pelo que se sabe diante desses comentários, tem gente achando que é "justiça divina" pelas maldades que o cara vem promovendo, desde que assumiu, contra pessoas indefesas e necessitadas, como ambulantes, barraqueiros e moradores de rua.