24.4.08

Rumo ao primeiro mundo...Ou....Porque me ufano do meu País

Já faz algum tempo, ouço dizer que o Brasil caminha acelerado rumo ao primeiro mundo. Agora é definitivamente incontestável: já temos terremoto. Só falta guerra - declarada oficialmente - e maremoto.
Isso me lembra aquela história do Juca Chaves na década de 70. Diante das dificuldades do País, o governo militar criou um slogam publicitário: O Brasil esta a beira do abismo. Mais tarde, para convencer a população dos avanços governamentais criaram outro slogam: O Brasil deu um passo a frente. Pois é. Estava na beira do abismo e deu um passo a frente. Logo depois veio outro slogam ufanista: Ninguém segura esse País. Dito e feito, a vaca foi para o brejo.
Atualmente, no entanto, o quadro é animador. Nossa violência urbana, que tanto colabora para o sucesso de nossa mídia, já esta bem próxima daquela que vivia New York em passado recente. O que já nos permite fabricar um super herói bem ao estilo de Rodolfo Giuliani. Nosso consumo de drogas esta gloriosamente avançando, bem próximo aos índices das principais metrópoles do planeta. E isso nos torna de fato um País "muderno". Há no entanto uma meia dúzia de ingratos que acha pouco e promove passeatas em prol de mais maconha. Tem gente que nunca está satisfeita, não é mesmo?
Não podemos, inclusive, esquecer a questão do aborto. Já há quem defenda publicamente tal prática, outro fator que demonstra nossa escalada à "mudernidade".
Se somarmos todos estes dados e considerarmos o fato de já termos terremoto, teremos uma leitura clara quanto a disparada do Brasil rumo aos píncaros da glória.
Se fizermos nosso dever de casa direitinho, desmatando, concentrando renda, atendendo aos interesses das grandes corporações mundiais, aniquilando pobres, negros e índios...coisas simples assim, tá arriscado até ganharmos uma poltrona bonita no conselho de segurança da ONU.
Ainda falta a tsunami, é verdade. Como se sabe, nenhum País do terceiro mundo é matéria de capa no New York Times sem ser devastado por uma boa tsunami, mas ainda chegaremos lá... Nossa gloriosa Petrobrás vem trabalhando com afinco para que nosso subsolo oceânico adquira buracos imensos. Depois disso é só esperar um pouquinho. A natureza faz o resto.
Tenho a certeza que por uma questão de hábito, o Governo vai acabar beneficiando São Paulo com a Tsunami, como faz com os royaltes do petróleo, em detrimento do Rio de Janeiro.
Quero desde já declarar aqui meu apoio a tal concepção governamental. E digo de público. São Paulo merece muito mais uma tsunami do que a gente aqui no Rio. Sampa é muito mais "muderna", não há nem como discutir isso.
Enfim, estamos entrando de uma vez por todas em uma nova era. E viva o Brasil muderno...
Viva eu! Viva tu! Viva o rabo do tatu!

Nenhum comentário: